A máquina de costura industrial é diferente de uma máquina de costura doméstica (familiar ou não profissional). Tão diferente quanto um carro de corrida a um carro comum. A primeira é cinstruída para uso de profissionais visando produção em alta escala e a segunda para um púlblico em geral e visando uma produção mínima.
A baixo veremos algumas características técnicas, fazendo um comparativo entre ambas:
VELOCIDADE E RENDIMENTO
A máquina de costura doméstica produz mais ou menos até 1500 PPM (Pontos Por Minuto), enquanto a máquina industrial pode fazer entre 5000 à 9000 PPM. Imagine você dirigindo um carro a 90 Km/h, e de repente se ve na direção de um carro que anda a 300 Km/h. É exatamente esta a diferença entre uma máquina doméstica e industrial. Logicamente, a máquina industrial exige mais habilidade e mais coordenação de movimentos para operá-la bem e produzir o máximo.
RESISTÊNCIA
Se você experimentasse operar uma máquina de costura doméstica a toda velocidade, durante horas, dia após dia, certamente veria que esta máquina não resistiria por muitos anos. Uma máquina industrial, bem ao contrário, tem resistência para tanto. Tem a resistência requerida pelo trabalho pesado. A máquina de costura industrial exige treinamento por parte do operador, para que ela possa operar dentro de sua capacidade total. A habilidade resulta do treinamento e com ela a experiência para operar em sua máxima performa, é o que diferência um operador de máquina industrial de um costureiro comum ou doméstico.
MANUTENÇÃO
Apesar de uma máquina industrial ser construída para suportar alta velocidade e uso constante, ela requer mais cuidado e manutenção do que uma máquina familiar.
A velocidade na qual funciona uma máquina industrial produz fricção e aquecimento que podem causar danos a máquina. Dai a necessidade primária da manutenção diária: limpar e lubrificar, seguindo instruções com devido cuidado. Para um operador profissional, esta manutenção, não é algo que ele tenha que se lembrar uma vez ou outra, mas sim faz parte do seu trabalho e rotina.
FATOR SEGURANÇA
Em alguns países, as pessoas menores de dezoito anos não é permitido operar máquinas de costura industrial. A máquina de costura industrial é uma ferramenta poderosa, que pode ferir um operador distraído e mal treinado. Acontece porém que uma máquina de costura industrial, não oferece nenhum perigo, se são observadas as regras básica de segurança.
Robinson Leandro da Silva
ROBMAQ – Consultoria em Moda e Representação Comercial Ltda
ROBMAQ – Consultoria em Moda e Representação Comercial Ltda
(+ 55 (11) 7802-7614 / 8127-1666
( Nextel.: 121*11504
* robmaq.consultoria@yahoo.com.br
2 comentários:
Obrigada pelo post. Muito útil.
Tudo que eu procurava, você explicou. Muitissimo obrigada
Postar um comentário