quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Grifes encerram 32ª SPFW com propostas de inverno sensual

Os os estilistas aproveitaram as condições tropicais, que tendem para um clima mais ameno, e abusaram de fendas, decotes, vestidos e vestidos .... Foto: Edson Lopes Jr/Terra Os os estilistas aproveitaram as condições tropicais, que tendem para um clima mais ameno, e abusaram de fendas, decotes, vestidos e vestidos recortados que deixam o corpo todo à mostra
Foto: Edson Lopes Jr/Terra



O último dia da São Paulo Fashion Week manteve a diversidade apresentada nos desfiles anteriores para as peças criadas para o inverno 2012 - em teoria, a época mais fria do ano. Apesar disso, os estilistas aproveitaram as condições tropicais, que tendem para um clima mais ameno, e abusaram de fendas, decotes, vestidos e vestidos recortados que deixam o corpo todo à mostra, abusando da sensualidade, como foi a criação da grife Amapô. De cores quentes a frias, o último dia com as criações dos "pensadores" da moda apresentou um mix de influências e de propostas para a próxima estação.
A Neon abriu o último dia de desfiles da SPFW no Teatro Tuca, em Pinheiros, São Paulo. Com muitas cores fortes e estampas, o desfile foi realizado como uma apresentação teatral. As modelos se posicionaram uma a uma no alto das escadarias do local e, depois, desfilaram as roupas no centro do círculo formado pelos convidados. Com inspiração em Istambul e na cultura multiétnica, coleção trouxe diferentes proporções em cores e cortes, e a natureza foi destacada em estampas de flores, gatos e as tulipas nos bordados e nas bijuterias. Apesar de ser focada no inverno, foi um desfile com ares de verão: se viram tubinhos tomara-que-caia com meias-calças coloridas. Ao final do desfile, a bateria da escola de samba Águia de Ouro fechou a apresentação.
Em seguida foi a vez da grife Fernanda Yamamoto apresentar sua coleção inverno 2012. A marca trouxe peças com muita feminilidade e com estampas psicodélicas. A estilista, que também se inspirou no Renascimento, abusou de peças combinadas em estampas, como pintura a óleo e o retrato da imperatriz romana Bianca Maria Sforza. Nesta coleção, o cut out ganhou destaque deixando à mostra partes do corpo como colo, costas, ombros e braços.
No terceiro desfile do dia Alexandre Herchcovitch apresentou suas criações para o público masculino - na última sexta-feira ele apresentou a coleção feminina. No desfile de hoje, a sala da Bienal (SP) foi modificada - ficou no formato triangular - e mostrou novos conceitos para os homens, como calças curtas, calças com shorts (sim, simultaneamente) e franjas. As calças curtas, pouco abaixo do joelho, foram combinadas com meias que impediam que as pernas ficassem de fora. A mistura do formal com o casual e o esportivo foi feita com peças sobrepostas, como os ternos de alfaiataria combinando com jaquetas de material sintético, volumoso e com um leve brilho natural.
A Amapô foi a próxima a mostrar sua coleção para a estação mais fria do ano apostando que esse período não será tão frio assim: há peças totalmente recortadas, corpo à mostra e segunda pele. Algumas modelos apareceram com vestidos que deixavam o corpo completamente à mostra, cobrindo apenas o necessário, e com macacões feitos apenas de segunda pele nude, com tecido em formato de caracol. Para criar estampas cheias de cores vivas, as estilistas se inspiraram nos desenhos do livro Assume Vivid Astro Focus, do artista Eli Sudbrack.
Fechando a noite - e a 32ª SPFW - André Lima fez um encerramento por meio de criações com muita cor, brilho e glamour. Apesar de terem sido inspiradas no vocalista da banda Rolling Stones, Mick Jagger, nos anos 70 e nas fotografias de Richard Avedon, as peças tinham aspecto oriental. Desta vez, o estilista não abusou das transparências - como foi visto em vários desfiles anteriores - mas em profundos decotes e fendas. Foram apresentadas peças volumosas, com muitos babados, ombros estruturados e abundância de tecido. Além disso, o estilista apostou em modernos tipos de quimonos com fendas, laçarotes na cintura e bordados. Neste caso, as cores quentes foram combinadas em detalhes com os tons mais frios.
Famosos
O último dia da SPFW foi marcado pela presença menor de famosos. Entre as que compareceram, está Débora Rodrigues, piloto de Fórmula Truck e uma das protagonistas do programa Mulheres Ricas, da Band. Junto com sua filha, Jacqueline, Débora circulou pelo local e comentou a relação com outra participante do programa, Val Marchiori. "Não somos amigas. Não nos falamos desde antes do Ano-Novo." Val tinha dito ao Terra nesta sexta-feira, também na SPFW, que mantém contato com todas as ricaças do programa, menos com Narcisa (Tamborindeguy). "Ela é meio doida, não dá continuidade numa conversa", disse Val na ocasião.
A atriz Camila Pitanga também apareceu na SPFW para assistir ao desfile de André Lima. Questionada sobre as restrições causadas pela badalação em torno dela, Camila afirmou que vive "intensamente", embora seja "reservada". "Consigo aproveitar como outra pessoa qualquer. Vou muito ao cinema, ao teatro e hoje estou aqui", disse.
Outra presença foi da ex-Mulher Samambaia, Dani Souza, que é a atual namorada do jogador Dentinho. Ela disse que a vida na Ucrânia, onde mora com o craque, não permite que ela use shorts ou minissaias por conta do frio local. Sobre as mulheres do país, ela é enfática: "São bem 'periguetes'. Não deixo o Dentinho sozinho porque tenho medo delas", brincou.
Gaby Amarantos, conhecida como a Beyoncé do Pará, também circulou pela Bienal e foi acompanhar o desfile de André Lima. Para ela, o evento é "grória (sic), gramour (sic) e riqueza".
O ex-craque Raí também foi à Bienal - comprovando que acompanha mesmo moda. Nesta segunda-feira, Raí já tinha marcado presença no evento. Já drag queen Tchaka passeou pela Bienal com um bolo de aniversário na cabeça para comemorar os 458 anos de São Paulo, que ocorre nesta quarta-feira (25). "Eu sou a cerejinha do bolo dos 458 anos da cidade de São Paulo. É minha homenagem à cidade de todas as oportunidades."
A cantora Fafá de Belém assistiu ao desfile de André Lima e disse que o estilista sabe deixar uma mulher "gostosa". "André Lima tem a magia de transformar a gente na mulher mais gostosa do planeta. Ele faz roupas femininas, trabalha com um glamour atemporal. Fechou esta SPFW com chave de ouro."
A ex-BBB Maria Melilo também compareceu ao evento e falou sobre o programa que a tornou famosa e milionária. "Tenho o maior orgulho de ser ex-BBB, foi este programa que me tornou famosa e me deu boa parte daquilo que tenho hoje."
São Paulo Fashion Week
A SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina e atrai diversas marcas nacionais renomadas e modelos internacionais, além, claro, de celebridades e fashionistas. A edição de inverno 2012, a 32ª do evento, aconteceu entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2012, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.


Fonte: TERRA/Moda
 

Nenhum comentário: