domingo, 24 de março de 2013

SPFW: destaques sutis da semana de moda para o verão 2014

 
Há sempre algo a destacar em um evento, seja qual ou onde for. Ainda que em temporada com ausências de marcas fortes ou emblemáticas da moda paulistana, como Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, o forte comercial da Iódice e as cores e sedas de André Lima, esta edição da São Paulo Fashion Week  reforçou algumas tendências que já se insinuavam desde o ano passado e avançou em algumas ainda inéditas.
O tom da semana continua pendendo para a moda de ateliê ou de alta costura, porque a antecipação de datas impede as marcas mais comerciais de se prepararem para desfilar. Apenas grifes de grupos empresariais, como a Animale, Ellus, Fórum, Tufi Duek, Colcci, seguem antecipando os lançamentos, pelo poder de produção. Em compensação, Lino Villaventura, Samuel Cirnansck, R. Rosner e Ronaldo Fraga se mantem na linha autoral.
Estes são destaques da SPFW:
Formas simples e cores de pedras preciosas no estilo da OsklenFormas simples e cores de pedras preciosas no estilo da Osklen
- Cores fortes - o Color Blocks que foi tão falado e nada usado há dois anos, se apresenta sutilmente, com looks em vermelho, verde, azul, dos pés à cabeça. Muito bonito na Osklen, em matérias com aspecto de seda ou plásticas, pela inspiração em pedras preciosas.
Branco com prata, tecido furadinho esportivo, destaque da CoriBranco com prata, tecido furadinho esportivo, destaque da Cori
- Branco e preto - continua esta dupla, junta ou separada. Bem interpretada na Cori, uma das melhores coleções da semana. Uma graça nos modelos com peplo (outra tendência de 2012 que deve pegar agora), elegante nos pretinhos mullet da UMA
- Nuvem - o cinza nublado, com brilho metálico fosco, é tom difícil para a brasileira, mas foi bem convincente na coleção da Juliana Jabour, pela feminilidade dos looks
Decote-colar no vestido de seda com estampa de folhagens em preto e branco, da AnimaleDecote-colar no vestido de seda com estampa de folhagens em preto e branco, da Animale
- Decote - costas são mais importantes do que a frente, mas a Animale encantou pelo decote-coleira nos vestidos de seda estampada com folhagens tropicais em preto e branco
 
Fonte: JORNAL DO BRASIL | Estilo | Matéria: | robinson@robmaqmoda.com.br | Tel.: 95039-4106
Republicação: 014-13 Blog Robmaq Moda | Blogueiro: Robinson Silva | Grupo Robmaq | www.robmaqmoda.com.br








quarta-feira, 20 de março de 2013

SPFW: João Pimenta faz coleção para homens reais


Quem esperava uma coleção ousada e diferente para o universo masculino pode ter se decepcionado. Mas a intenção, ainda que com dor no coração do estilista João Pimenta, era essa mesma. Focar mais no comercial e mostrar suas roupas para um público, ainda que diferenciado, mas que precisa de camisas, ternos e blazer com cortes modernos. Foi assim o desfile do estilista, que já mostrou saias, túnicas e volumes retirados do universo feminino para seus homens na passarela.
Podem até dizer que ele tenha "encaretado". Sobreviver tentando ser ousado demais é complicado nesse momento. Por isso, como existem profissionais que precisam de terno e camisa, mas com uma atitude moderna, ele fez uma coleção mais enxuta no corte, bem ajustada ao corpo, mais curta, tanto nas calças quanto nos paletós, e com materiais mais comuns, como sarja, tricoline e jeans.
O diferencial aparece no corte, ainda preciso no quesito alfaiataria, nas misturas de materiais, como lã risca de giz com náilon, e em algumas peças utilitárias, como a calça de náilon com a barra presa, para andar de bicicleta. As estampas são inspiradas em desenhos indígenas e apareceram na primeira parte do desfile, em desenhos tribais, ramos e poás pretos em fundo branco, o que vai ao encontro da tendência gráfica do momento.
​Depois, os tons foram escurecendo, passando pelo jeans bem escuro e azul-marinho. Paletós sem lapelas, bordados que lembram a insígnias militares e navais, além de camisas com detalhes com canutilhos e paetês, em modelos mais ajustados ao corpo. Algum dourado e cetim também estiveram presentes, além de paletós com forro em cor contrastante, como o vermelho. E para não ficar uma apresentação tão longe do que se esperava, um dos modelos entrou com o peito nu, pintado com símbolos indígenas.
Fonte: SITE TERRA | Moda/SPFW | Matéria: Rosângela Espenossi | robinson@robmaqmoda.com.br | Tel.: 95039-4106
Republicação: 013-13 Blog Robmaq Moda | Blogueiro: Robinson Silva | Grupo Robmaq | www.robmaqmoda.com.br





sábado, 16 de março de 2013

Política da moda


Silvania de Deus: sem políticas públicas para o setor, a estilista mantem ateliê na Praia de Iracema, desde 1994, apostando num trabalho autoral

Importante setor da indústria, a moda conquista espaço nas discussões sobre políticas públicas. Embora reconhecida pelo Ministério da Cultura, em âmbito local a linguagem busca regulamentação
A moda é o reflexo de um tempo. Revolucionária, vê suas constantes mudanças acompanharem o virar das estações e este fator, em caracol, refletir imediatamente no campo criativo e na indústria têxtil.
O calendário 2013 da moda brasileira começa a passar suas primeiras folhas. A partir de amanhã, o prédio da Bienal no Parque Ibirapuera de São Paulo, tem seus corredores habitados por designers, estilistas e aficionados pelo universo do estilo. É quando inicia a temporada de verão da São Paulo Fashion Week, o principal evento de moda brasileiro. Em abril, Fashion Rio, Minas Trend e o cearense Dragão Fashion Brasil também entram em cena.
O destaque recebido pelas semanas de moda se deve, em parte, à boa maré econômica pela qual o País vem passando. Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) apontam o Brasil como o 5º maior parque têxtil do mundo. São 30 mil empresas formais registradas no segmento, empregando cerca de 8 milhões de pessoas. Em números de faturamento, a cadeia brasileira do setor participa com 5,5% do arrecadamento total da indústria de transformação do País.
Esse crescimento acaba se refletindo também numa preocupação maior do poder público. O Ministério da Cultura passou a compreender a moda como linguagem artística a partir de 2010, durante o I Seminário de Cultura da Moda, realizado em Salvador. No Ceará, embora a legitimação da linguagem tropece em percalços políticos, nota-se um grupo de profissionais heterogêneo e ávido por um lugar sob os holofotes.
O designer de moda Antônio Pinto encabeça o debate para a regulamentação da linguagem junto ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Ele explica que no Caderno de Diretrizes e Propostas do Plano Municipal de Cultura foram apresentadas diretrizes da linguagem moda dentro de eixos específicos. “Essas diretrizes são acompanhadas de propostas dos integrantes do Fórum Permanente de Moda (composto por estilistas, figurinistas, modelistas e áreas afins) e que servirão como base de trabalho para a implementação das mesmas frente a um projeto de cidade, onde moda e cultura tenham seus espaços como dimensão artística e comercial”.
No entanto, as linguagens moda, humor e mídias digitais não foram representadas na formação do CMPC, para o biênio 2013-2015, porque o projeto de formalização e reconhecimento dessas linguagens nunca foi enviado para a Câmara Municipal. “Agora que tomei conhecimento que este processo não foi enviado pela antiga gestão, será uma medida que eu terei de tomar por aqui”, promete Magela Lima, secretário municipal de cultura. “Enquanto isso, os representantes da moda não podem votar no conselho, mas podem participar das reuniões”.
A consultora pelo Ministério da Cultura para elaboração do Plano Estadual de Cultura do Ceará (PEC/CE), Aline Lima, afirma que foram realizados encontros setoriais em 14 microrregiões do Estado. “A moda foi um setor no qual não conseguimos identificar um grupo organizado. Como é uma área que só há pouco foi reconhecida pelo MinC no Conselho Estadual de Cultura, ainda não há representante da área”, explica a consultora.
A estilista Ruth Aragão, integrante do Fórum Permanente de Moda de Fortaleza, explica que o grande desafio para a formação do coletivo é a articulação e o debate acerca de uma política cultural para a Moda no Ceará. Ela sustenta que isso exige uma aproximação dos criadores, das instituições de ensino e dos representantes dos setores têxteis. “Objetiva-se, com o Fórum, a participação na construção de uma política de Estado para a cultura e, consequentemente, para a moda, em contraposição à fragilidade e efemeridade de uma política de Governo”.
 
Fonte: JORNAL O POVO | Vida & Arte | Matéria: Igor de Melo | robinson@robmaqmoda.com.br | Tel.: 95039-4106
Republicação: 012-13 Blog Robmaq Moda | Blogueiro: Robinson Silva | Grupo Robmaq | www.robmaqmoda.com.br










sábado, 9 de março de 2013

Refresque a casa com capas para sofás e almofadas veranis


Tecidos leves e coloridos ajudam a "refrescar" sofás, poltronas e almofadas nos dias de calor
 
Tecidos leves e coloridos ajudam a "refrescar" sofás, poltronas e almofadas nos dias de calor
Ótima alternativa para mudar a cara do ambiente, as capas para sofás, poltronas e almofadas são também funcionais, já que protegem a mobília de eventuais acidentes e sujeiras. Neste verão, arquitetos e designers de interiores sugerem a cor esmeralda como a grande tendência, mas não descartam que a estação quente sempre combina com tonalidades vivas, que dão mais frescor à sala. Tatiana Silva, gerente da mineira Casa América, indica como opções de matizes: verde limão, laranja, mostarda, vinho e vermelho.
De acordo com a arquiteta Daniella de Barros, do escritório DP Barros, além de investir nas cores, no verão vale a pena empregar padronagens alegres, sejam elas florais, geométricas ou lisas. "Os tons turquesa, berinjela e verde com branco estão em alta. O ideal é usar almofadas coloridas em composições com as de uma cor só, para não sobrecarregar o espaço. A combinação de sofá neutro com almofadas mais ousadas é a mais utilizada, mas vale inverter a equação", ensina.
 
As capas para almofadas da linha Basic, do Estúdio Oppa (www.oppa.com.br), quebram a monotonia de qualquer ambiente. Geometria e cores vivas estão com tudo no verão. Cada peça mede 45 cm por 45 cm e custa R$ 59,90 I Preços pesquisados em março de 2013 e sujeitos a alterações Reprodução
Quanto aos tecidos, a arquiteta Valéria Beer Dini, da Unique Mood, fabricante para aplicação em decoração, descarta os impermeáveis e o couro ecológico como opções para a época mais quente do ano. "Por não terem 'poros', ambos se tornam desconfortáveis, porque fazem com que transpiremos mais. Dessa forma, o ideal é aplicar os tecidos teares compostos de urdume (longitudinal) e trama (transversal), que criam pequenas aberturas pelas quais o ar consegue fluir."
Ao contrário do que se pensa, o veludo também pode entrar em cena no verão. "Existe um preconceito de que o veludo é quente, em função inclusive de como ele é aplicado na moda. Mas algumas marcas de 'beachwear' já apostaram no tecido, justamente para desmitificá-lo", explica. Algodão e linho, porém, continuam sendo os preferidos.
Cuidados
De Barros aconselha trocar as capas ao menos uma vez ao ano. "No verão, é bom ter disponível um par de capas para cada móvel, para que seja possível usar uma enquanto a outra está sendo higienizada", aconselha. Para aumentar a durabilidade das peças, a recomendação é de que a lavagem seja feita em água na temperatura ambiente, com sabão neutro e seco e a secagem seja à sombra.
"A periodicidade depende da intensidade do uso. Atenção aos tecidos: verifique se podem ser lavados na máquina, se não correm o risco de manchar ou encolher. Além disso, algumas fazendas como seda e chantum precisam de lavagens especiais, para resguardar as fibras."

Passo a passo para vestir a capa de sofá
1 - Observe a dimensão das capas: a etiqueta de identificação "dois" ou "três lugares" encontra-se no na porção do tecido que irá revestir o braço direito do sofá, olhando pela parte traseira;
2 - Vista primeiro o encosto do sofá;
3 - Em seguida, recubra o assento e a parte frontal do estofado;
4 - Faça os ajustes finais, empurrando as sobras de tecidos entre o assento e o encosto, dando o seu toque pessoal

Fonte: SITE UOL | Casa e Decoração | Matéria: Maria Rita Fava e Fonte: Tatiana Silva | robinson@robmaqmoda.com.br | Tel.: 95039-4106
Republicação: 011-13 Blog Robmaq Moda | Blogueiro: Robinson Silva | Grupo Robmaq | www.robmaqmoda.com.br




quarta-feira, 6 de março de 2013

Senac Moda Informação traz o Verão 2014



"O Verão 2014 será a estação do preto e branco". A declaração é da consultora de Moda, Luciana Parisi, que abriu as palestras da 41ª edição do Senac Moda Informação, no dia 27 de fevereiro, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Por ordem de importância, segundo ela, depois do p&b vem as cores coral e pink, verde piscina e amarelo, verde esmeralda e azul anil e, por último, azul índigo.
As referências de estilo do Verão 2014 foram compiladas no varejo internacional pelo time de consultores do evento e foram repassadas para o público especializado, desta vez, em três blocos de palestras: feminino, masculino, destacando o segmento jovem, e infantil, com conteúdo geral que contempla cores, tecidos, padronagens, formas e jeans wear.
Durante o evento, foram expostos 70 looks que representam as propostas-chave de estilo para o Verão 2014, resultantes de pesquisas realizadas em países da Europa e nos Estados Unidos. Confira os destaques de cada um dos temas propostos para a temporada: 

Sportmania
Elementos do mundo esportivo, como ergonomia e tecnologia, somam-se aos fundamentos de dinamismo e modernidade para criar padrões estéticos. O tema permeia influências minimalistas dos anos 60, 80 e 90 em propostas de arquitetura simples e práticas ou traduzidas em luxo e glamour. Destaques: tecidos tecnológicos, calças training e malhas para t-shorts(com letras estampadas, números e emblemas, etc.).
Neo-Geo
– Para o verão 2014, a tendência de geometrização das formas aliada ao conceito de minimalismo gráfico, que revolucionou a moda nos anos 60, ganhou força explosiva resgatando formas e elementos gráficos precisos em novas e criativas leituras. Destaques: tecidos estruturados (gorgorão e jacquard, por exemplo) criam formas afastadas da silhueta.
Pop Party –
Os anos 80 continuam determinando tendências a cada nova estação. Há jogos de proporções, compondo no mesmo look formas justas com outras amplas ou curtas com longas como características fundamentais do tema. Destaques: o estilo grunge resgata o xadrez, estampa de pele de bicho, denim desbotado, customizados (efeito emborrachado na sarja, foil transparente, resina), couro ecológico branco.
Revival 70
– O grande mestre Yves Saint Laurent é revisitado no auge do seu período revolucionário e criativo. Glamour, sofisticação ou casualidade elaborada mostram-se presentes como tendências importantes para a próxima estação. Destaques: renda, micro estampas (pesquisa de brechó dos anos 70), tweed com cores leves + lurex prateado, couros e camurças, florais dos anos 70, crepe, Jersey e tie dye.
Rio-Califórnia
– Um tema de exaltação à vida, à alegria e à sensualidade despojada e natural surge como elo entre paisagens praianas tropicais e vida urbana. Os anos 50 emprestam suas referências ao atualíssimo brazilian soul, estilo que projeta no mundo o jeito brasileiro de ser. Destaques: tropicalismo, tecidos leves, texturizados e naturais, florais, tules e rendas.
Afro-Ásia América
– As influências multiculturais misturam-se em inusitadas modelagens ou ricos patchworks gráficos que passeiam pelos continentes africano e asiático e pelos países latino-americanos. Destaques: voil de algodão, estampas de tapetes orientais, listras de flores, estampas étnicas, denim, calças skinny estampadas, jacquard, gorgorão, cotton lycra e viscose.

Fonte: SITE ABIT | NOTÍCIAS | robinson@robmaqmoda.com.br | Tel.: 95039-4106
Republicação: 010-13 Blog Robmaq Moda | Blogueiro: Robinson Silva | Grupo Robmaq | www.robmaqmoda.com.br

domingo, 3 de março de 2013

Heroínas de Hitchcock no outono-inverno 2013/14


Tippi Hedren em “Os Pássaros”, de HitchcockTippi Hedren em “Os Pássaros”, de Hitchcock
As heroínas dos filmes de Alfred Hitchcock vira e mexe inspiram coleções, campanhas e editoriais de moda. E Blog LP sentiu um clima hitchcockiano no ar neste outono-inverno 2013/14 que vai além dos desfiles declaradamente baseados nele – caso de Badgley Mischka e Temperley London.
Tendência: macacão de festa da passarela ao red carpet
Femme fatales misteriosas, com suas luvas, cinturas marcadas em saias-lápis e blusas bem ajustadas, vestidos glamourosos, peles, casacos e óculos enormes… Pense em Tippi Hedren – vivida por Sienna Miller no recém-lançado “The Girl” –Grace Kelly, Ingrid Bergman, Doris Day e Kim Novak, algumas das musas do mestre do suspense, e aproveite pra assistir “Hitchcock“, que conta a história da produção de “Psicose” e estréia no próximo 1/03 no Brasil!
O inverno da Tufi Duek é inspirado em “Os Pássaros”
Mas antes clica na foto acima pra acessar uma galeria cheia de looks da temporada gringa, do outono-inverno brasileiro e até de uma pré-coleção que tem Mr. Hitch como referência! E lembre-se: “Loiras fazem as melhores vítimas. Elas são como neve virgem que mostra as drogas das pegadas”.

Fonte: SITE MSN ESTILO | MODA | Lilian Pacce | robinson@robmaqmoda.com.br | Tel.: 95039-4106
Republicação: 009-13 Blog Robmaq Moda | Blogueiro: Robinson Silva | Grupo Robmaq | www.robmaqmoda.com.br


Aprenda a fazer saia drapeada


A saia drapeada é elegante e está super na moda, por isso trouxemos um passo a passo de como fazer sua saia drapeada e ficar linda.

Toda mulher adora as novidades da moda e quanto mais fáceis e diferentes forem melhor, por isso hoje trouxemos a saia drapeada e um passo a passo  rápido e prático para vocês poderem usar e abusar desta saia à hora que quiserem. As saias deixam as mulheres muito mais femininas e charmosas e esta em especial é bem rápida, fácil de fazer e serve para ser usada em momentos descontraídos, praia e campo.
Vamos deixar para vocês tudo que será necessário para fazer a sua saia drapeada e a foto de como ela deve ser colocada.
Aprenda a fazer saia drapeadaAprenda a fazer saia drapeada (Foto: Divulgação)
 
  • Você deverá comprar um tecido de sua preferência com 1metro de largura por 1,5 de altura para poder dobra-lá ao meio horizontalmente e ter desta forma uma camada dupla e sua saia drapeada não ficar marcando.
  • Depois você deverá arredondar as pontas e fazer a barra no tecido porque assim ele não desfiará.
  • Pronto, agora é seguir o passo a passo da foto e para que ela fique segura você poderá segura-lá com um broche, alfinete diferente ou qualquer outro acessório que você goste.
Vocês poderão comprar vários tipos de tecidos e inclusive com tamanhos diferentes para ter várias opções de saias drapeadas no armário, abusando das cores e estampas. Se você der uma olhada no seu armário poderá encontrar lenços com a metragem necessária para fazer sua saia drapeada em minutos e ter mais uma opção.
Agora é combina-lá com blusas sequinhas e arrasar!

Aprenda a fazer saia drapeada

Aprenda a fazer saia drapeada ( Foto: Divulgação)Aprenda a fazer saia drapeada ( Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer saia drapeada ( Foto: Divulgação) Aprenda a fazer saia drapeada ( Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer saia drapeada ( Foto: Divulgação) Aprenda a fazer saia drapeada ( Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer saia drapeada ( Foto: Divulgação) Em poucos minutos suas saia drapeada está pronta. ( Foto: Divulgação)
 
Fonte: SITE MULHER BELEZA | MODA | Ana Lúcia | robinson@robmaqmoda.com.br | Tel..: 95039-4106
Republicação: 008-13 Blog Robmaq Moda | Blogueiro: Robinson Silva | Grupo Robmaq | www.robmaqmoda.com.br