sábado, 12 de fevereiro de 2011

Organizar Um Ambiente Para Começar a Costurar

Um lugar para cada coisa



Uma vez equipado o seu cantinho de costura com os elementos básicos, você pode agora se dedicar à tarefa de planificar a arrumação mais eficiente para os materiais e utensílios, aproveitando o melhor possível o espaço disponível.
Como em qualquer local de trabalho, o segredo da planificação está cm colocar à mão tudo aquilo que provavelmente será necessário, considerando prioritários os objetos a que recorre constantemente. Certamente você desperdiçará tempo e energia se. cada vez que precisar da tesoura ou de um novo carretel de linhas, tiver de se levantar da cadeira.
Procedendo a uma planificação lógica e cuidadosa, conseguirá poupar esforço e assim aumentar a sua eficiência e o seu prazer em costurar. Dedique-se a esta tarefa com espírito científico, como um especialista de métodos de trabalho ao organizar a linha de produção de uma fábrica.
Coloque-se na posição de trabalho junto à mesa de corte e pense no equipamento que provavelmente irá utilizar — papel de molde, tecido, alfinetes, giz de alfaiate, tesoura, etc. Procure tê-los ao seu alcance quando se deslocar em torno de mesa.
Sente-se à máquina e elabore uma lista de tudo o que utiliza normalmente quando costura — acessórios da máquina, linhas, fitas, botões, colchetes e diversos, tesoura, moldes e instruções, e todas aquelas pequenas coisas que variam de acordo com o tipo de trabalho em mãos.
Procure arrumar o material que anotou na sua lista de modo a alcançar facilmente cada objeto sem que tenha de se levantar da cadeira. Se a sua mesa de trabalho tiver gavetas, guarde nas de cima aquilo a que recorre com mais freqüência. Reserve as gavetas ou prateleiras inferiores para equipamento pouco utilizado e para retalhos.
Se, quando você trabalha à noite, usar uma lâmpada ou um foco ajustável, coloque-o de forma que o interruptor fique facilmente acessível.
Tenha ao seu alcance um cesto de papéis para manter o chão limpo c a superfície de trabalho livre de restos de material.
Uma vez que é impossível planejar um cantinho de costura para cada caso particular, procurou-se com as gravuras desta página e da p. 8 dar exemplos de como móveis e objetos de decoração podem ser inseridos no plano geral.
Com base no princípio de «um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar», poderá adaptar estas sugestões ao equipamento de que já dispõe ou que pode conseguir facilmente.

Comodidade e Segurança

Se por um lado pouco ou nada pode sei feito em relação às dimensões e à forma do seu  cantinho de costura, por outro lado tal como acontece numa cozinha, o fato de criar a atmosfera apropriada contribuirá  significativamente  para minimizar quaisquer inconvenientes inevitáveis
Na decoração escolha cores claras, nos locais com pouca luz. As madeiras escuras podem tornar-se mais alegres se as cobrir com algumas demãos de tinta ou se as raspar até obter o tom natural.
Para costurar à máquina durante longos períodos, utilize uma cadeira cômoda e de espaldar reto. Uma cadeira de altura regulável do tipo utilizado em escritórios, pode ser útil se precisar ficar sentada ao cortar e passar ferro já que neste caso uma cadeira normal seria demasiado baixa.
Para aquecimento, evite usar aparelho de chama exposta ou que incluam elementos que  possam inflamar os tecidos. Um termoventilador com regulação de calor e frio aquece no inverno sem qualquer perigo e é útil no verão para refrescar.
Evite trabalhar num ambiente úmido pois a umidade pode provocar oxidação nos objetos metálicos ou o aparecimento de mofo nos tecidos. Para que a cor dos tecidos não se altere, proteja-os da luz solar direta. Não guarde couro em locais aquecidos onde este poderá ficar ressecado e, portanto, quebradiço.

Finalmente, o mais importante – A SEGURANÇA

Certifique-se de que os fios e as ligações a terra de toda a aparelhagem elétrica se encontra em perfeitas condições e utilize as tomadas apropriadas
NÃO DEIXE fios elétricos estendidos pelo chão em locais onde possa tropeçar nele.
DESLIGUE os aparelhos elétricos quando estes já não estiverem sendo utilizados.
GUARDE produtos lubrificantes e utensílios que possam ferir do alcance das crianças
Click aqui e também saiba quais são os compartimentos ideais para armazenar os materiais de costura.




Em primeiro lugar, considere a mesa de corte, a superfície de trabalho mais necessária e de maiores dimensões e o ponto básico de toda a disposi­ção das peças do molde antes de cortar. O ideal seria uma mesa de corte exclusivamente para esse fim, solução inviável, a menos que disponha de uma dependência só para a costura.
Uma mesa dobrável é uma solução prática no caso de espaços mais reduzidos, pois quando não está em uso pode ser fechada e arrumada.
Caso tenha de trabalhar num quarto de dor­mir de pequenas dimensões e de utilizar a cama para proceder ao corte do tecido, cubra-a com uma placa de aglomerado de madeira com o tamanho máximo que permita guardá-la convenientemente sob a cama.
Para trabalhar mais comodamente, o tampo da mesa de corte deve ficar ao nível do seu coto­velo, caso você esteja de pé.
Em seguida, considere a máquina de costura. Uma vez que se trata de um objeto demasiado pesado para ser deslocado constantemente de um lado para o outro, o melhor será colocá-la na po­sição definitiva. Se a sua máquina não se encontra integrada num móvel, ou gabinete, mantenha-a sobre a superfície onde irá ser utilizada ou o mais próximo possível dela. Esta superfície, resistente e firme, deve encontrar-se a cerca de 75 cm do chão, medir 85-100 cm de comprimento e 45-50 cm de largura aproximadamente.
A costura tem como norma o cuidadoso em­prego do ferro em todas as fases do trabalho (v. pp. 14 e 15). É necessário, portanto, uma tábua de passar grande e sólida a melhor que puder adquirir. Onde o espaço for limitado, a tábua de passar quando não estiver em uso — pode ser pendurada na parede ou guardada num armário ou num guarda-roupa. Os ferros de passar a vapor com termostato são os mais indicados para assen­tar as costuras e pinças. Para tecidos pesados e para a confecção estilo alfaiate, utilize um ferro mais pesado.
Para quem confecciona a sua própria roupa é indispensável possuir um espelho de corpo in­teiro, que pode ser fixado na porta de um armário ou numa parede.
Conseguem-se com freqüência espelhos ade­quados por preços econômicos em lojas de mó­veis em segunda mão. A fixação do espelho a uma porta ou a uma parede, por meio de lâminas de suporte, não oferece grandes dificuldades. Ao esco­lher o local para a colocação do espelho, certifique-se se há espaço livre suficiente para se poder pôr à sua frente.
Um manequim pode tornar-se num auxiliar tão precioso para costurar que lhe deve dar prioridade ao considerar o equipamento do seu local de costura

Luz Natural

A luz do dia é essencial para cortar, costurar e combinar as cores. O local mais indicado para a mesa de corte é junto de uma janela, mais de forma que a sombra do seu corpo não se projete sobre o tampo. A máquina de cos­tura deve ser colocada próxima de uma janela, de preferência perpendicularmente a esta, de modo que a luz incida sobre o trabalho.
A luz em excesso é por vezes tão prejudicial como a luz insuficiente. A colocação de persianas numa janela atenuará a claridade ofuscante dos dias de verão.

Iluminação

A luz artificial deve iluminar generosamente as zonas de trabalho e deixá-las livres de sombras. Para a iluminação do teto, é preferível utilizar luz fluorescente em vez de lâm­padas comuns, pois, num espaço amplo, ela di­funde a luz mais uniformemente.  Repare, no entanto, que a luz fluorescente pode alterar as cores; as lâmpadas (luz do dia) dão uma luz neutra que permite harmonizar cores com grande rigor. Focos de luz direta ajustáveis são indi­cados para trabalhos de acabamento.

Um local de trabalho adequado e bem organizado é o primeiro passo para a costura bem sucedida. Seria ideal que ela correspondesse a uma depen­dência especialmente preparada e equipada para isso.
No entanto, como hoje em dia poucas são as casas que permitem esta solução, a maioria das mulheres é obrigada a aproveitar apenas um re­canto disponível.

A escolha do local

O primeiro ponto a considerar deve ser decidir onde trabalhar com o máximo de eficiência, per­turbando ao mínimo as outras atividades.
As condições básicas são espaço, luz e acesso a tomadas. Escolha um local o mais claro e alegre possível.
ESPAÇO. Uma sala de costura especialmente con­cebida para esse fim terá zonas definidas para dispor os moldes e cortar, para costurar e passar a ferro, para provar e armar, e ainda espaço dis­ponível para arrumações e que permita liberdade de movimentos.
Se tiver de improvisar um cantinho de cos­tura, procure em primeiro lugar um recanto onde possa acomodar a máquina, uma mesa de corte e uma tábua de passar e que proporcione espaço suficiente para trabalhar confortavelmente sem se sentir apertada. Se ainda lhe sobrar espaço livre, tanto melhor.
Para cortar o tecido, é indispensável uma su­perfície ampla, com cerca de 1,80 m X 90 cm no mínimo, a que se tenha acesso, se não por todos, ao menos por dois dos lados.
Em caso de necessidade, poderá ter de uti­lizar a mesa de corte para costurar à máquina; e conveniente contar ainda com espaço suficiente para manter a tábua de passar armada, para que possa ir passando a ferro à medida que vai con­cluindo as diversas fases da confecção.

Nenhum comentário: