Enfim, acabou a dupla jornada de moda do Rio de Janeiro. Ou do Rio, como dizemos por aqui. A corrida de um lado para outro da cidade não impediu que houvessem destaques tanto no Senac Rio Fashion Business quanto no Fashion Rio. Sim, são destaques que vão além da moda, porque desfile tem que ter algo mais. O que não significa ter looks sem pé nem cabeça, conceituais e sem foco comercial – um exemplo era o que John Galliano fazia na Dior: desfiles extravagantes, que se fossem desmontados, os looks revelavam peças quase básicas. Não dá mais para brincar de fazer moda, qualquer centímetro de tecido investido tem que reverter em vitrine e item de guarda-roupa.
Alguns destaques: Patricia Viera, com o melhor em couro do mundo (já reconhecida com prêmio internacional, em Hong Kong); Sacada, Cavendish, Maria Filó e Ágatha, como o luxo jovem e desenvolto; Maria Bonita Extra pela coragem de fugir das silhuetas secas da temporada; New Order pela graça do desfile de comissárias de bordo; Walter Rodrigues, pela elegância de sempre, Santa Ephigênia, apesar das peles de coelho, uma bela coleção. Entre um desfile e outro, no Pier Mauá, um mocassim de oncinha, da linha Melissa Plastic Paradise. Um exemplo de show com referências brasileiras, sem cair no mau-gosto folclórico, foi Victor Dzenk – e olhem que teve bumba-meu-boi e Alcione ao vivo!
O que vai acontecer na próxima temporada? Boatos circulam todos os dias – parece até a história da venda da Osklen para a Alpargatas. Governos finalmente notam que os eventos têm um poder de atrair atenção e marcar a cidade como um importante polo de estilo – além de polos de produção, de cooperativas, de design etc. Estes são louváveis como movimentos sociais, mas nenhum comprador se abalaria de Manaus para ver trabalhos artesanais. Tanto a imprensa especializada como os compradores precisam de uma visão rápida, resumida e glamurosa – se tiver ar condicionado, estacionamento e banheiros, melhor ainda.
Assim, o lançamento do verão ainda é uma questão a decidir. Deve ser em maio. Onde, quando e por quem, vamos esperar para ver. O verão é a estação feita para o Brasil ditar moda.
Fonte: TERRA/Moda
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