sábado, 21 de janeiro de 2012

São Paulo Alpargatas

História ....................................................


Linha do Tempo
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1907 Tudo começou naquele distante 3 de abril de 1907. Vindo da Argentina, o escocês Robert Fraser associou-se a um grupo inglês e começou a construir a Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados no bairro da Mooca, em São Paulo.

Logo no ano seguinte. a fábrica começou aproduzir Alpargatas Roda, Lonas e Encerados.

O sucesso desses produtos foi imediato: as alpargatas mostraram-se perfeitas para colher café, porque não machucavam os grãos, e os encerados foram usados

nos terreiros de secagem. Em 1909, a empresa mudou o nome para São Paulo Alpargatas Company S.A.


'10 Começa a Primeira Guerra Mundial e a empresa enfrenta dificuldades em consequência do conflito. Para piorar, a gripe espanhola assola a cidade de São Paulo, deixando de cama metade da fábrica.


'20 No final da década, turbulência: a superprodução de café e a quebra da bolsa de Nova York obrigam a em presa aparar de produzir alpargatas, um dos calçados mais baratos do país.


'30 Momentos de instabilidade e violência varrem o país.
Getúlio Vargas assume o governo provisório. Empresas atolam-se em dívidas e a Alpargatas, numa arriscada manobra de seus acionistas, consegue prosperar.
Durante todo esse tempo, a empresa obtém apoio de seus funcionários, que lutam por ela.


'40 A em presa volta a produzir alpargatas e adota o seu nome definitivo: São Paulo Alpargatas S.A.

Em 41, assume um passo importante em favor de seus funcionários, concedendo abono de Natal. Logo passou a beneficiar-lhes os domingos e feriados não trabalhados, anos antes desses benefícios serem determinados por lei.

Em 42, o Brasil entra para a Segunda Guerra Mundial. Faltam alimentos e combustível e a sociedade vive uma grande inquietação, mas a empresa consegue a proeza de crescer em meio à adversidade. Quando a guerra termina, a Alpargatas lança o Brim Coringa, com o qual o Brasil produz sua primeira calça Jeans, a Rodeio.


'50 O Brasil perde a Copa do Mundo em pleno Maracanã, mas ganha um brim de muita qualidade, que dá origem as calças Far West. Os jingles da Alpargatas Roda e dos Encerados Locomotiva são cantados em todas as esquinas, e levam o povo a acreditar que a empresa é americana, porque, naquela época, só americano fazia propaganda bem-feita. Enquanto as rádios divulgavam os produtos da empresa, vendedores embrenhavam-se numa “parada dura” para chegar nos mais remotos e pequenos armazéns do interior do país. Em 55, o mercado é presenteado com a colorida Lona Sempreviva, para toldos comerciais e residenciais. No ano seguinte, Juscelino Kubitscheck assume o poder, decidido a progredir 50

anos em cinco. Trabalhadores abrem estradas e erguem Brasília, calçando Sete Vidas. Em 58, o Brasil consagra-se campeão do Mundo na Suécia e a Alpargatas patrocina a transmissão dos jogos pela Rádio Bandeirantes.


'60
As Havaianas são lançadas em 1962 e fazem tanto sucesso que todo o Mundo copia. Mas são cópias “fajutas”, como alertam os comerciais da marca, e o novo termo, de tão falado, vai parar no Dicionário Aurélio, como sinônimo de produto de má qualidade. Em 1965, a empresa lança a calça Topeka e, em 67, as Colchas Madrigal. Em 68, um ano antes do homem ir à lua, a Alpargatas recria o seu logotipo: um triângulo que lembra o “A” inicial de Alpargatas e dá idéia de movimento.


'70 O Brasil torna-se Tricampeão Mundial e a empresa dá início à campanha de cunho social, como a que percorre escolas estaduais com o mote: “Criança calçada, criança sadia”. Em 72, os jovens ganham uma calça velha, azul e desbotada, Us Top. A empresa inaugura fábricas de Norte a Sul do país e entra de sola num segmento promissor, o dos artigos esportivos, com o lançamento da marca Topper, em 75, e a compra da Rainha, em 79.


'80
Em 82, em comemoração aos seus 75 anos, a Alpargatas adquire a Jeaneration. No ano seguinte, lança as marcas Samoa e Top Plus.


'90 Em 95, a empresa licencia a marca americana Timberland, especializada em esportes de ação, e inaugura o mercado de outdoor wear. Em 96, adquire a licença da fabricação e comercialização da Mizuno. Líder nos mercados de sandálias, lonas e calçados esportivos, encerra a década com um recorde: 100 milhões de pares de Havaianas vendidos.


2000 No ano 2000: A empresa bate novo recorde de vendas das Havaianas e é considerada pela revista Exame uma das “100 Melhores Empresas para Você Trabalhar”. Intensificam-se os investimentos em RH, através de programas de alfabetização e capacitação, incentivo à criatividade e inovação, promoção da diversidade e melhoria da segurança e saúde. As exportações passam a fazer parte do Planejamento Estratégico e a Alpargatas consegue posicionar suas marcas nos melhores pontos de venda do mundo.
No ano 2001: A Alpargatas lança o Programa Caminhar e Aprender, com o objetivo de oferecer aos funcionários que precisaram abandonar a escola cedo a chance de

voltar a estudar nos ciclos fundamental e médio. A empresa inova e lança o prêmio Mais, Melhor e Mais Rápido, em reconhecimento aos melhores transportadores. Chega ao mercado o Rainha System Interaction XXI, que faz impacto virar impulso. É lançado o Programa Alpargatas de Ergonomia, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, para análise e adequação dos postos de trabalho.
É relançado o Conga, repaginado e fashion, e com um lançamento revolucionário da Rainha: o DPT (Digital Personal Trainer), que une cronometro, relógio e velocímetro num só tênis. A Mizuno ganha o mais importante prêmio internacional da propaganda, o Leão de Ouro, em Cannes, com os anúncios da série Ossos. As Havaianas completam 40 anos, participam de uma mostra sobre a América Latina nas Galeries Lafayette e sacodem a torcida brasileira com dois novos modelos: Havaianas Copa e Havaianas Penta. Primeira chuteira a incorporar a tecnologia wave de amortecimento, a Mizuno Wave Cup Rivaldo é usada pelo atacante, que marca cinco gols e ajuda o Brasil a conquistar a primeira copa do milênio.
O ultramaratonista patrocinado pela Mizuno, Walmir Nunes, bate recorde brasileiro, sul-americano e das Américas de desafios 24 horas, depois de correr 273 quilômetros sob vento, chuvas e temperaturas de até 2 graus, em Taiwan, China. E as Havaianas vão para Meryl Streep, Nicole Kidman, Paul Newman, Jack Nicholson e outras estrelas do cinema, na Festa de Entrega do Oscar. A Alpargatas adere ao Nível 1 da Bovespa, em busca das melhores práticas de governança corporativa, e lança o TOP 6, maior programa de desenvolvimento gerencial da história da companhia. Pelé torna-se embaixador da Topper e a marca lança a melhor bola do mundo: a KV. Locomotiva é homenageada pelo Ministério da Saúde, por sua participação na Campanha Nacional para Prevenção da AIDS e outras DSTs. É criado o Instituto Alpargatas, com a missão de melhorar a educação de crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, por meio do esporte.
A Rainha apresenta o System 3000 e Conga lança os tênis da Barbie. As estrelas indicadas ao Oscar recebem, pelo segundo ano consecutivo, uma par das legítimas Havaianas. As Havaianas H. Stern, com as tiras de borracha recobertas com penas de ouro e diamantes, são a nova sensação da joalheria. Havaianas brilham nas vitrines do mundo inteiro e ocupam um quarteirão inteiro da Printemps, um dos endereços mais badalados de Paris. É lançado o prêmio Top 4, em reconhecimento aos melhores fornecedores; Os atletas Mizuno conquistam 41 medalhas nos jogos Olímpicos de Atenas, incluindo o primeiro bronze para o Brasil, do judoca Leandro Guilheiro. Os atletas Rainha Giovane e a dupla de vôlei de praia Ricardo e Emanuel conquistam a medalha de ouro em suas modalidades nos jogos Olímpicos de Atenas. Adriana Behar e Shelda garantem a prata nas areias gregas. A Topper patrocina cinco jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, vice-campeã olímpica.

No ano 2005: É lançada a Política da Qualidade; disseminados a Visão, Missão e Valores da Alpargatas; e dada a largada para a implantação do SAP, sistema integrado de gestão, fundamental para o cumprimento do Planejamento Estratégico. Timberland inaugura mais três lojas em São Paulo e as Havaianas dominam as comemorações do Ano do Brasil na França.


Fonte:
Site/Alpargatas
www.alpargatas.com.br

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