Mais de 130 expositores nacionais e estrangeiros participantes da 6ª edição da Première Brasil apresentaram tecidos diferenciados, sustentabilidade e novos produtos para o inverno 2013. O evento, que conta com o apoio da Abit, aconteceu entre os dias 4 e 5 de julho, em São Paulo (SP).
Aguinaldo Diniz Filho, presidente da entidade, afirma que a feira tem papel fundamental no calendário da indústria de moda brasileira. “A Première Brasil traz um diferencial, que é a antecipação de tendências e de lançamento de produtos de grandes empresas. Podemos conferir de perto matérias-primas com valor agregado”, ressaltou.
YKK lançou zíper feito com garrafas PET recicladas
Pelos corredores do evento, os visitantes puderam descobrir novos insumos para confecção de roupas e fabricantes preocupados com questões sustentáveis em seus processos produtivos. Estreante no salão, a YKK, é um das companhias que apostaram nos conceitos ecologicamente corretos. Presente no mercado brasileiro há 40 anos, a fabricante de zíperes e botões apresentou 191 novos artigos durante a PB, com destaque para a linha “Natural”, que remete a questões ambientais. Vivian Dias, coordenadora de design da indústria, explica a novidade. “Lançamos um zíper feito com pet reciclado, além de botões produzidos sem processo químico. Sabemos que ser sustentável é importante e ao mesmo tempo é algo diferencial”, avalia.
Além tratar a água usada no processo produtivo, a Santanense ainda atua na recuperação de garrafas PET na linha de roupas profissionais
Para representar um equilíbrio entre o luxo e o sustentável, a Santanense lançou denins com aparência rústica, mas com peso leve. Mas a busca da tecelagem por uma harmonia com a natureza ultrapassa as tendências de moda. De acordo com a gerente de marketing, Eleonora França, a consciência ambiental já faz parte da rotina da indústria há mais de 25 anos. “Temos uma estação de tratamento desde 1970, onde recuperamos a água extraída do Rio São João e a devolvemos mais limpa do que antes de ser usada. É uma estratégia de direção para sermos diferenciados”, afirma. Ainda de acordo com França, todo o algodão comprado pela companhia é escolhido dentro de preceitos sociais.
Paola Reginatto, diretora da Sultextil, mostra alguns dos lançamentos para o inverno 2013
A iniciativa para lançar produtos inovadores também não foi deixada de lado pelos produtores. Com inspiração no cósmico e na alquimia, a Sultextil, malharia de Caxias do Sul (RS), investiu nessa premissa para dar cara nova aos seus artigos. Desta forma, apresentou veludos acetinados e com brilho, jacquards com desenhos já formados na própria trama do tecido e malhas com aspecto de jeans. Paola Reginatto, diretora da fábrica, acredita no poder da feira para deslanchar suas vendas e confirmar a força de sua nova coleção. “Estamos na Première Brasil desde a primeira edição e percebemos um aumento de 10% no volume de negócios desde a última participação. O que trazemos é uma forte tendência que já vimos em passarelas internacionais”, afirmou a executiva.
A equipe de estilo da Doptex mostra peças feitas com os novos tecidos. Isabella Mazzer (à esq.), Ivani Consorte (centro), Angélica Marangoni (à dir.)
Com a produção mensal de um milhão de toneladas de tecidos, a Doptex, trouxe para o evento construções de sarja, cetim, algodão e elastano. A inovação ficou por conta das padronagens de xadrez em combinação com listrados, criando uma sensação de falso liso. Angélica Marangoni, estilista da marca, explica a ideia de criação. “É uma inspiração que surgiu da natureza, suas texturas e um mix cultural. São materiais que podem ser usados tanto na confecção de roupas despojadas quanto em alfaiataria”, enfatizou.
O investimento dos expositores parece ter sido apreciado pelos visitantes. Ricardo Romanzini diretor da camisaria Hessel Romanzini, reconheceu a qualidade dos produtos. “Adoramos as malhas de fabricantes brasileiros e as preferimos, pois são únicas. Já fechei negócio com algumas marcas, inclusive”, destaca. Já a estilista Ligia Milhoemier deu preferência aos tecidos estampados. “Como trabalho com confecção feminina casual, busco desenhos bem feitos e que conferem exclusividade à peça final. Encontrei isso em algumas empresas brasileiras”, disse.
A feira contou com um lounge da Abit para receber compradores e convidados. Além disso, no primeiro dia do evento ocorreu a reunião mensal de diretoria da Associação, que teve a participação de empresários e economistas.
A próxima edição da Première Brasil trará os lançamentos para o verão 2014 e deve acontecer entre os dias 22 e 23 de janeiro de 2013.
Robmaq Moda | Notícias de Moda Eventos 039.26.JULHO-2012 | robmaqmoda@robmaqmoda.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário